Arquivo para setembro, 2011

A velha Pan Am de volta… só na TV.

Posted in What´s new? on 29/09/2011 by AreaJ

Sempre que eu andava pelas bandas da Avenida São Luis, em São Paulo, vendo os pôsteres e anúncios da Pan Am nas vitrines das agências de viagem, achava que chegar em Nova York por essa companhia era a concretização da viagem perfeita ao destino perfeito. Um dia a Pan Am faliu, a sua marca no topo do atual edifício MetLife em Nova York foi trocada e não deu nem tempo de tentar adquirir o “ticket dourado” pois, de qualquer forma, se viajar de avião era caríssimo, pela Pan Am era ficar no sonho mesmo.

Hoje, a companhia volta a operar timidamente nos Estados Unidos vivendo também da sua sofisticação e aura de glamour de outrora, por meio dos produtos com sua marca.

Depois de aparecer no filme Prenda-me se for Capaz com Leonardo DiCaprio e Tom Hanks, a atmosfera Pan Am agora é resgatada também numa série de TV estrelada por Christina Ricci. Ao que tudo indica, reviver a era de ouro americana, iniciada por Mad Men e o mundo da publicidade, agora prossegue, só que contando a história das elegantes aeromoças. Pelo trailer, a produção se mostra perfeita. Só resta conferir se o roteiro está a mesma altura dos homens da Madison Avenue.

Bjork – Human Behavior / Army of Me

Posted in Música para os meus ouvidos on 27/09/2011 by AreaJ

álbuns: Debut – 1993 / Post – 1995

Depois da fase The Sugarcubes, caí de amores por Bjork em Debut e Post. Como em todos os vídeos dela, suas músicas também são para mergulhar em algum sonho maluco.

Behind the dreams

Posted in Achados e Perdidos on 22/09/2011 by AreaJ

A arte do cinema, que costumava encantar mais, antes de virarem produtos das grandes corporações, tinha o propósito de nos iludir e nos transportar para outros mundos. Ainda que os recursos fossem infinitamente menos evoluídos comparados aos disponíveis hoje, a necessidade dos cineastas e produtores em priorizarem um bom roteiro e toda sua criatividade, era objetivo atingido em cheio. Tudo era muito artesanal, orgânico e mais convincente. Imaginar a forma de como o “sonho” era feito ficava apenas na nossa imaginação.

Hoje não há mais mistério. Todos os segredos são escancarados pela publicidade, imprensa e pelos próprios técnicos, além do vasto material em making of disponível como extras dos DVDs e Blu-rays. E assim, hoje, a magia do cinema não é lá grande coisa.

De qualquer forma, há quem queira tomar a pílula vermelha e quem queira a pílula azul (parafraseando Matrix). Mas como tenho o meu lado curioso, me encantei com algumas fotos postadas no site do fotógrafo holandês Angus R. Shamal, que por sua vez as garimpou em Ain´t It Cool News. São imagens que não se aprofundam nas técnicas necessariamente, mas testemunham momentos por trás das câmeras de alguns clássicos inesquecíveis e a criação de cenas que ficaram para a história do cinema. Enfim, imagens que eu não imaginava um dia vê-las reveladas. E gostei.

Abaixo, algumas delas. Para ver mais é só acessar os links dos dois sites mencionados acima.

Não. Eles não eram reais. Um still da TV. Jim Henson, criador dos Muppets e Frank Oz manipulando Enio e Beto, em Vila Sésamo.

Um break para a atriz por dentro de Maria, o robô de Metropolis, filme de Fritz Lang em 1927.

Antes da era digital, os famosos textos introdutórios de Star Wars eram feitos assim...

Tippi Hedren (a mãe de Melanie Griffith) se preparando com Hitchcock para enfrentar Os Pássaros, em 1963.

O ator Max Schreck descansa ainda encarnado de Nosferatu, 1922.

Patetas das Estrelas

Posted in What´s new? on 15/09/2011 by AreaJ

Mas, a patetada é do bem! Um grupo de comediantes de stand-up americano está associado ao lançamento de Star Wars em Blu-Ray com uma campanha para pesquisa do cancer chamada Stand-up 2 Cancer. A maioria não é conhecida pelos brasileiros, mas alguns deles já foram vistos por aqui em filmes e séries recentes como é o caso de  Seth Rogen (Pagando Bem Que Mal Tem) e Zach Galifianakis (Bored to Death e Se Beber não Case). Juntando-se com Samuel L. Jackson (do elenco de Star Wars) cada um mostra como usar a força para o bem.

Para saber mais: standup2cancer

Muito antes de Crepúsculo

Posted in Achados e Perdidos on 08/09/2011 by AreaJ

Há 20 anos toda uma geração se divertia com os vampiros debochados da novela Vamp, uma das poucas do gênero fantasia/comédia das 19 horas que valia a pena assistir. Tudo era bom. A história, o elenco, a música de Vange Leonel, a abertura, Claudia Ohana lindona e toda a trupe hilária de vampiros liderada por Ney Latorraca e suas gags. Sem contar Patricia Travassos que faz falta em papéis engraçados na TV.

E como os vampiros fascinam e nunca saem de moda desde Nosferatu, a molecada de hoje se farta com a falta de sal de Edward e Bella enquanto os saudosista dos 90 curtem o repeteco de Vamp  no canal Viva. Tem sangue para todos os gostos.