Arquivo para julho, 2010

Travis – Sing

Posted in Música para os meus ouvidos on 30/07/2010 by AreaJ

Álbum: The Invisible Band – 2001

Irritando Felipe Neto

Posted in What´s new? on 30/07/2010 by AreaJ

Mais um filhote da internet na linha de PC Siqueira e outros vloggers. Tão divertido quanto ver os vídeos é ler a reação das pessoas nos comentários (aqueles muito putos e ofendidos)… Sugestão: os vídeos poderiam ser metade do tempo que levam.

Obs.: O duro na inclusão digital ou democracia da internet, como da própria tecnologia, é que você pode se deparar com qualquer coisa – avacalhadas ou superbacanas! A era digital agora é de garimpo!

Será que ele vai se arrepender mais tarde?

Posted in Como assim? on 29/07/2010 by AreaJ

Ai, Que Vergonha!

Posted in Achados e Perdidos, What´s new? on 29/07/2010 by AreaJ

Quando uma colega e amiga comentou sobre o novo logo oficial da Copa 2014, ficou bem clara a indignação com que ela se referia ao tal desenho. E pensei: mas, será que é tão ruim assim?

Hoje consegui pesquisar, encontrei o logo e fui obrigado à concordar com a minha colega de imediato. Cheguei a pensar se não tratava-se de uma jogada publicitária para depois lançarem o logo oficial de verdade… Mas, tudo indica que vai ser o feiozinho mesmo.

Bem, depois deste, eu nunca mais vou ser tão crítico ao desenhar os meus logos. Dá até um certo alívio… ha ha ha

Um dos comentários que mais me chamou a atenção, foi o de um renomado designer chamado Alexandre Wollner, autor de grandes logos como Itaú e Papaiz, que além de achar o logo “uma porcaria”, identificou no desenho uma pessoa de cabeça baixa e com a mão amarela no rosto de pura vergonha. Em outras fontes, chegaram até a comparar com a famosa posição do médium Chico Xavier durante suas psicografias.

Segundo consta, o logo foi feito pela agência Africa (!) que ganhou entre 25 outros logos concorrendo por outras agências. No júri: Paulo Coelho, Gisele Bundschen, Ivete Sangalo, Hans Donner e Oscar Niemeyer. Me espanta os dois últimos permitirem isso acontecer.

Embora esteja claro que querem fazer referência ao formato da Taça FIFA, os elementos do logo têm mais contras do que prós. Por exemplo: o que a cor vermelho simboliza?

Já no video de lançamento, no momento em que a animação se transforma no logo, fiquei com a sensação de que se tratava de uma identidade para vôlei em vez de futebol.

Depois de 64 anos sem um evento deste no Brasil, merecíamos algo melhor e especial, não?

Video de lançamento do logo.

Logo Oficial da Copa 2014. O escolhido.

Pode ser vergonha ou a imagem de Chico Xavier.

Com ajustes neste olho assustador, preferia este.

Jazzista Precoce

Posted in What´s new? on 24/07/2010 by AreaJ

Assisti à um antigo documentário sobre um menino de seis anos que, do nada, aprendeu ler as partituras que tocava ao piano, se aprofundando nos ritmos do Jazz. Não tinha sequer influência dos pais, o que poderia justificar o talento, caso ouvissem este tipo de música em casa.

O menino em questão é o americano Matt Savage, que é autista e possui um distúrbio psíquico chamado Síndrome de Savant, cuja característica, segundo o Wikipedia, é uma incrível habilidade intelectual associada à um déficit de inteligência. Parece existir muitos casos pelo mundo afora. Matt começou a andar antes do tempo normal para um bebê e aprendeu a ler com 18 meses de idade.

Na época de pequeno gênio

Hoje, aos 18 anos, já participou de diversos programas de TV como o de David Letterman, compõe suas próprias músicas, tem a sua banda (o The Matt Savage Trio), possui um canal no Youtube com seus vídeos de apresentações, além de um site (acesse) com tudo que você precisa saber sobre este gênio.

Sinceramente, acredito que são mistérios muito além da psiquiatria e da compreensão dos cientistas. A nós, simples mortais, só nos resta ficar de “queixo caído”.

Breve trecho do documentário sobre a Síndrome de Savant:

Performances de Matt para uma de suas composições (ainda garoto):

Fashionista Precoce

Posted in What´s new? on 24/07/2010 by AreaJ

Os pais observavam tudo apenas como uma aparente brincadeira de uma menina de 11 anos que resolveu criar um blog sobre moda e estilo para se divertir. Até que um dia, para espanto deles, ela lhes pediu permissão para sair numa matéria da revista do The New York Times.

Desde então, Tavi Gevinson, agora 13, circula nas mesmas esferas de gente como Karl Lagerfeld e John Galliano, além de estar em páginas de revistas especializadas como a Vogue francesa.

Segundo Tavi, que é nascida em Chicago, seu estilo varia conforme as personagens que cria, mas sempre com um toque bastante estranho. Na base, ela nos lembra Daria, a personagem pessimista de um cartum da MTV do final dos anos 90 e de quem, aliás, ela é fã.

De qualquer forma todo o auê em cima da menina gira em torno do fato de ela ter tanta atitude com apenas 13 anos e assinar um blog cheio de estilo e com toda linguagem afetada a que tem direito. Só o futuro para dizer onde Tavi vai chegar neste mundo.

Pra mim ela tem um toque assustador, daquelas meninas serial killers de filmes de terror. Será que é porque ela parece uma mini Anna Wintour, a demônia que veste Prada?

Para conhecer o site de Tavi Gevinson acesse aqui.

Páginas na Vogue francesa

Tavi em ação - quase uma Wintour.

com Lagerfeld e Galliano

Um de seus ídolos - a esquisita Daria.

Direto de 1962…

Posted in Meu baú, Porta-Trecos on 21/07/2010 by AreaJ

Enquanto minha mãe ouvia esta música, um dos grandes hits de 1962… (toque o disco, please!)

* * *

…em 21 de julho eu desembarcava na Terra sem entender nada…

…acontecia a Copa de 1962. Nos seis embates, o Brasil saiu invicto com cinco vitórias e um empate, mesmo sem Pelé, contundido no início da Copa. E o Brasil traz a taça do mundo. Isso sim era seleção.

Marilyn Monroe deixava a Terra… provavelmente sem entender nada.

…Estreava a série de  filmes de James Bond. Sean Connery enfrenta o Satânico Dr. No.

…Os Beatles gravavam seu primeiro álbum: Please, Please me, lançado no ano seguinte.

The Last Shadow Puppets

Posted in Especial, What´s new? on 18/07/2010 by AreaJ

Muita gente diz que eles estão perdidos nesta época. Que deveriam estar nos anos de 1960 junto com The Hollies ou The Beatles. De fato eles se encaixariam perfeitamente naqueles anos, mas talvez não se destacassem tanto quanto ocorre hoje na Europa desde que lançaram o único álbum “The Age of the Understatement“, em 2008.

The Last Shadow Puppets é um projeto paralelo de dois jovens amigos britânicos, originários de duas bandas diferentes.

Alex Turner, sempre com cara de quem acabou de acordar e já eleito como a quarta pessoa mais “cool” do planeta, é integrante da banda Arctic Monkeys que inclusive já esteve em shows pelo Brasil. A cara metade é Miles Kane que pertence à banda The Rascals.

Só dá pra dizer que a união foi muito feliz. E para melhorar mais, as composições ainda contam com o acompanhamento especial da Orquestra Metropolitana de Londres nos arranjos de cordas e percussão. Adoro estas misturas. É pra encantar e arrepiar.

O meu destaque vai para a trilha My Mistakes Were Made For You (minha preferida!) e Standing Next to Me.

Princesa Leia é presa… no metrô de NYC

Posted in Achados e Perdidos, Como assim? on 17/07/2010 by AreaJ

O Sucesso!

Posted in Meu baú on 14/07/2010 by AreaJ

Cigarro é uma das coisas mais insuportáveis com as quais tive que conviver nesta vida. Até hoje é o cheiro mais irritante pra mim e eu não suporto nada que emita fumaça, com exceção de panela no fogão e água quente de chuveiro no inverno.

Contudo,  havia algumas coisas que eu achava bacanas relacionadas ao cigarro e que eu curtia (vai entender!). Na adolescência já juntei embalagens vazias de marcas diferentes onde se incluíam Kent, Hollywood, Pall Mall, Continental, LS, Minister, L&M, Shelton, Ella, etc. Esta última foi uma marca de cigarros para mulheres e até tinha uma musiquinha própria no comercial chamada “Ella sou eu“.

Hoje, vejo como existem embalagens e displays com design mais bacana ainda, apesar daquelas fotos horríveis, no verso, estragando clássicos como Lucky Strike criado, nos anos 40, pelo fabuloso Raymond Loewy (em breve farei um post exclusivo sobre este cara).

E ainda existem os isqueiros como os charmosos Zippo e seu famoso “Clenc!” para quem conseguir a proeza de abrí-los de forma correta. Mesmo sem fumar dá vontade de colecionar todos os modelos. Acredita que existe até Zippo virtual para iPhone com “barulhinho” e tudo?

Bem, apesar de cada “mata-rato” ter seu apelo comercial específico, os mais marcantes pra mim foram os dos cigarros Hollywood. Quantos sons e bandas “novas” foram revelados nos anos 80 e hoje são lendas do rock. Entre eles: Heart, Kiss, Survivor, Europe, Bon Jovi, Boston, Van Halen… todos como fundos musicais dos comerciais mostrando os esportes radicais em vermelho e azul.

Aproveitando que hoje é Dia do Rock, o melhor mesmo é ver um apanhado desses comerciais que marcaram época. Se vc está na casa dos 30 ou 40 anos, eu aposto que pelo menos uma das músicas deve estar escondida em sua memória. Quer ver? “O Sucesso!”

* * *

Conheça o Zippo virtual para iPhone e até a forma de abrí-lo.

O aplicativo é gratuito e você pode baixar aqui.