Qualquer semelhança… 3

Who´s that girl?

* * *

Se Olga Baclanova, uma atriz nascida russa, da era do cinema mudo, tivesse morrido antes de Madonna nascer, poderíamos dizer que se tratava de um caso de reencarnação. Mas não é, uma vez que Olga morreu em 1974 quando Ciccone já contava 16 anos.

A semelhança, nas fotos acima, não se limita ao aspecto físico, mas também ao fato de ela ter tido também seu “momento polêmico” graças a participação em um filme de terror (ou drama), que deu muito o que falar quando foi lançado. O filme é “Freaks” de 1932. A controvérsia, na verdade, está no próprio filme. A película chegou a ser proibida no Reino Unido por 30 anos, mesmo com 20 minutos cortados, sob ordem da MGM, e que hoje estão perdidos. Eu mesmo já tentei adquirir o DVD para minha coleção de clássicos. Vejo-o na prateleira da loja, mas não tenho muita coragem de comprar.

Hoje, tido como cult e assistido por muita gente, o filme foi considerado muito forte para a época. E acho que ainda pode ser para o público de hoje.

A história se passa em um circo onde as mais estranhas figuras são as atrações, com destaque para um grupo de pessoas fisicamente deformadas. Toda controvérsia está no fato de que essas pessoas que atuaram no filme são realmente deformadas. Não há efeitos de maquiagem ou outros recursos do cinema para criar tais criaturas.

O ponto de vista do diretor Tod Browning, para este filme, era mostrar o valor e a honra das pessoas consideradas “freaks” enquanto são abusadas por aqueles aparentemente normais e formosos, mas que na verdade agem como verdadeiros monstros. No filme, Olga Baclanova faz o papel de uma vilã que seduz um anãozinho, para tirar algum proveito, mas que acaba tendo um final totalmente inusitado na última cena do filme.

Para quem quiser matar a curiosidade, existem diversos clips disponíveis no Youtube.

Deixe um comentário