Viagem no Tempo

O vídeo a seguir é parte da história da aviação brasileira registrando uma viagem de Buenos Aires à Miami, passando por São Paulo e Rio. Ele promovia, em 1958, a Real Aerovias Brasil que depois foi comprada pela Varig. Daí vieram os famosos Electras que posteriormente transitavam pela ponte aérea Rio-São Paulo.

Apesar de ser totalmente promocional, iniciando com o presidente Jucelino Kubitschek fazendo a inauguração, o filme está mais para uma atmosfera de suspense do tipo Aeroporto 77 (ou será que é minha eterna encanação?). Mas, logo vêm as partes mais interessantes no decorrer da viagem.

Destaque para a elegância da época entre os passageiros. Na sequencia. a refeição com um enorme assado acompanhado com algo parecido a uma salada de maionese. Depois, um menino está prestes a saborear um pedaço de bolo de aniversário, sem contar a “aeromoça” oferecendo uma enorme bandeja de frutas. Tudo impossível nos dias de hoje. Mais adiante, a elegante senhora fuma tranquilamente.  E ainda, pela passagem sobre São Paulo, temos o visual do edifício do Banespa seguido pelo Martinelli e um outro em construção que não identifiquei.

Enfim, este filme é realmente uma viagem.



Enquanto isso, no mesmo ano de 1958, a Pan Am estava lançando o seu avião à jato. O filme promocional, mais curto, não deixa de mostrar também todo o requinte dos serviços da empresa.

Deixe um comentário